RSS
Wecome to my Blog, enjoy reading :)

domingo, 6 de junho de 2010

Visita de junho: Fundação Santa Bárbara

Olá, pessoal!

Grupo FAM acaba de chegar de mais uma visita! Na verdade, foi uma visita bem simples, somente exploratória.
A Fundação Santa Barbara se localiza em Tinguá, Nova Iguaçu. É um local afastado do centro com bastante espaço aberto, que atualmente abriga dez crianças. É uma instituição com necessidades extremas e qualquer tipo de doação é mais que bem vinda, em especial alimentos e materiais de limpeza.
A direção da instituição nos trouxe a idéia de implementar uma horta escolar no local, como forma de incentivar as crianças a ter a noção do ato de cuidar, além de servir para a alimentação da Fundação.
Pensando nisso, fomos hoje ao local para ter noção do espaço e ver como isso poderá ser realizado.

Depois de alguns integrantes perdidos pelo meio do caminho, conseguimos unir o rebanho e fomos para Tinguá.
Chegando lá, fomos recebidas por um tímido menino, que foi abrir o portão. E nesse mesmo lugar, ele acabou sendo picado por abelhas. Pensávamos que um pouco de gelo, ou alho, ou Veja (as ultimas são receitas da Mel, kkkkk) iria resolver o problema. Mas não adiantou, ele chorava de dor. E depois ele começou a se coçar. Estava tendo um processo alérgico, que não era nada brando. Ele foi levado ao serviço médico, acompanhado da diretora da instituição e de duas integrantes do grupo.
Chegando ao posto de saúde, ele não pôde ser atendido simplesmente porque tinha 12 anos, e com essa idade ele SÓ poderia ser atendido por um pediatra, que não estava presente. Se ele tivesse 13 anos, ele poderia ter sido atendido. Como o médico infelizmente não poderia vê-lo, ele teve que ir para um hospital de emergência.E nisso, ao longo do caminho, seu estado foi piorando, chegando quase ao desmaio.
No hospital, outra novela: a enfermeira não é nem um pouco cooperativa, protelando o atendimento a uma emergência. Ele teve episódios de vômito e edemaciamento de lingua. Mas a enfermeira não devia estar lá muito preocupada com isso.
É isso, ele poderia ter tido um edema de glote, impossibilitando-o de respirar, e aí?
O que se faz numa hora dessas, quando você percebe que é totalmente impotente??
Estamos abandonados à nossa própria sorte, e nos sentimos tão indefesos como as crianças que tentamos ajudar, na medida do nosso possível... Sim, estamos fazendo a nossa parte, mas tem coisas que não fazem parte da nossa alçada, e que são essenciais...
Sabe que, quando falamos que fazemos a nossa parte, estamos pensando de forma egoísta? Sim... porque não queremos saber muito se o nosso vizinho também vai fazer algo, ou não. O que o outro fizer não muda a minha atitude. Isso é bom até o ponto em que percebemos que precisamos do outro. Por exemplo: precisamos do poder público.
Podemos ir à Fundação Santa Bárbara, garantir o leite de alguns dias, mas e numa situação dessas?
Por isso, pense bem o que fazer com o seu poderoso instrumento democrático: o voto. Eu sei que "dói as vistas" quando passa a propaganda política, quando se fala de política no jornal, mas é necessário. Não adianta dizer que só alguns poucos são honestos e se conformar. Então pegue o seu voto e ajude a colocar o honesto para te representar. Para representar e olhar por essas crianças, e por todos nós...
Acho que por conta desse incidente, que agora já está sob controle, ficamos meio perdidas na visita e nem ao menos tiramos fotos das crianças e das doações. Pedimos perdão a vocês que acompanham o trabalho, e pra nós mesmas é importante ter esse registro...
No entanto, ficamos tranquilas porque voltaremos lá mais vezes para manter a horta. Ainda não temos uma data certa do dia em que vamos iniciar a horta, mas divulgaremos com antecedência, porque para esse dia realmente precisaremos de voluntários para dar um belo trato naquele espaço!
Agora, importante!!

Não sabemos o dia da horta ainda, mas estaremos lá na festa julina beneficente organizada pela Fundação, dia 18 de julho! Galera, estão todos convidados!

Mais informações de como ajudar a Fundação Santa Barbara, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Olá!
Sinta-se à vontade para comentar, dando a sua crítica, elogio ou sugestão.
Seu comentário não será prontamente exibido pois o número de spams nos obriga a colocar moderação...
O grupo FAM agradece!

 
Copyright 2009 Grupo Faça A Mudança Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Ezwpthemes